Porque não comemorar o Dia Internacional do Yoga
top of page

Porque não comemorar o Dia Internacional do Yoga

Nos anos passados, quando eu ainda não tinha me aprofundado muito sobre qual era o objetivo dessa data, no que estava por trás, quem havia criado e tudo que envolvia, eu comemorava o dia internacional do yoga porque me sentia feliz e grata em ter encontrado uma prática e estilo de vida que me fez e faz tão bem. Porém de uns tempos para cá, tenho buscado sair do raso e me aprofundar em alguns estudos. E esse foi um deles. A partir de tudo que li, aprendi e conheci, eu decidi continuar honrando e agradecendo ao yoga, mas não comemorar mais essa data. Vou citar aqui brevemente os meus motivos, pois muitas vezes essas informações não chegam até nós. 1) O Dia Internacional do Yoga foi criado pelo Primeiro Ministro da Índia, Narenda Modira, um líder (se é que pode ser chamar assim) de extrema direita, amigo e apoiador do nosso atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Isso por si só já seria um excelente motivo para não seguir e prestigiar essa data, por conta de todas as suas ideologias que não sou a favor, como por exemplo exclusão de minorias, incentivo a atividades que aumentam a contaminação do covid e por ai vai. Narendra Modira usa o dia internacional do yoga como um grande negócio, fazendo com que o yoga se torne uma moeda diplomática para colocar debaixo do tapete todos os problemas que a Índia enfrenta hoje. Pra mim, tudo é um ato político, viver é um ato político e o Yoga também é!


2) O governo indiano criou o Ministério do Yoga e o Ayurveda e eles tornaram a prática de Yoga obrigatória em todas as escolas e faculdades da Índia. O que é terrível, primeiro porque vai contra o principal propósito do yoga, que é a liberdade e ninguém deveria ser obrigado a absolutamente nada. E segundo que eles associam o Yoga a religião Hindu e obrigam as fazerem práticas e rituais para os deuses dessa religião, mesmo não querendo ou ferindo suas convicções religiosas. Por exemplo, os muçulmanos não podem saudar nenhum outro deus que não seja Alá e são obrigados nas escolas a praticarem yoga saudando esses deuses hindus. O primeiro valor básico do Yoga é Ahimsa, a Não Violência e enfiar o Yoga guela abaixo para essas pessoas é ser violento, é não respeitar, é ferir. Então o Yoga nesse contexto acaba sendo um instrumento de submissão e as minorias religiosas se sentem cada vez mais ameaçadas por serem obrigadas a fazer algo que fere os seus princípios.

O Yoga não pode ser obrigatório e muito menos associado a nenhuma religião, a real natureza do yoga transcende religiões e dogmas, então esse é mais um motivo pelo qual não apoio essa data.


3) O Yoga que eles "vendem" e "prestigiam" e levam mundo afora é um yoga elitista, superficial, segregador e irreal. No Dia Internacional do Yoga em 2019, por exemplo, o governo da Índia fez um evento que reuniu milhares de pessoas, cujo objetivo era fazer uma competição de ásanas. As pessoas que fizessem posturas mais mirabolantes ganhariam dinheiro, bastante dinheiro. E isso é um problema gigante, porque a Índia é um país pobre, com muita gente passando fome, desempregada e esse dinheiro do governo poderia ter sido melhor usado e distribuído. Fora que Yoga não é sobre fazer ásanas mirabolantes, muito menos sobre competir. Mais uma vez, eles fogem da essência e do real propósito dessa prática que é o autoconhecimento. Eles associam o yoga única e exclusivamente a uma prática física e superficial, tornando-a cada vez mais elitizada e segregadora. Mais um grande motivo para não celebrar essa data.


4) Temos tantos dias legais para celebrar dentro do yoga, as trocas de estações por exemplo, dia 21 de Junho de 2021 foi no Brasil a entrada do inverno, algo muito mais relevante para comemorar, celebrar a natureza dentro de nós. Pra mim yoga é todo dia, não precisa de dia, de hora, de nenhuma data capitalista.


Resumindo então porque não comemoro o dia internacional do yoga:


  • Yoga não é religião

  • Yoga não é competição de ásana

  • Yoga é liberdade

  • Yoga não é manipulação nem submissão

  • Yoga é AHIMSA - Não Violência

  • Yoga é união e não segregação

  • Yoga é um ato político

  • Yoga é todo dia, toda hora


Obrigada por ler até aqui! Seguimos juntes aprendendo e vivendo o yoga de verdade.


Caso vocês queiram ler na íntegra alguns artigos que usei como base para esse estudo, segue abaixo:

Namastê!


635 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page