Sankalpa | Determinando e construindo nossas intenções
top of page

Sankalpa | Determinando e construindo nossas intenções

Atualizado: 15 de abr. de 2021

Sankalpa em sânscrito significa resolução, propósito interior ou intenção. É uma meta, um objetivo, uma resolução que colocamos para a nossa prática e levamos para a vida.


É uma palavra ou frase curta, bem clara, muito evocativa, no presente, no afirmativo e no positivo. Fazemos mentalmente, mas ele nasce lá do fundo do coração. Mesmo que seja uma frase curta ou palavra, é poderosa e carregada de significado.


Ele deve ser afirmativo e sempre conjugado no presente: por exemplo, “estou saudável” ao invés de “não quero ficar doente”. Isso porque o nosso subconsciente só entende a linguagem do presente, então para conseguir alcançar nossa intenção é preciso afirmá-la, sentir no coração, materializar no corpo, projetar alguma imagem e viver essa intenção como se estivesse acontecendo já.


O sankalpa é a direção pra onde levamos nossa atenção na prática e no cotidiano. Ganhamos mais foco e a nossa vida adquire um rumo e um significado quando temos claro para onde queremos ir, o que queremos construir.


É uma das ferramentas mais poderosas, uma das partes mais importantes dentro da prática de yoga. Sempre começamos as aulas determinando nosso sankalpa e lembramos dele ao longo da prática, carregando-o conosco fora do tapetinho também.


A repetição dessa intenção interior pode modificar construtivamente a maneira em que pensamos e fazemos as coisas, pode direcionar e canalizar a energia da prática e do dia para onde desejamos.


Fortalece o foco da mente e desperta uma força latente que facilita a realização dos nossos objetivos. Consiste em ativar as qualidades construtivas que todos nós temos, mas que muitas vezes ficam soterradas debaixo de crenças, medos ou condicionamentos limitantes.


A ativação dessas qualidades dá um rumo tranquilo à nossa existência, porque quando encontramos o nosso lugar, a vida deixa de ser aquela montanha russa e passa a ser mais leve.


É importante olhar pra dentro, fazer uma autoanálise da sua personalidade para identificar os nossos pontos positivos, as nossas questões e carências, e evocar aquilo que queremos melhorar, transformar ou conquistar.




A minha indicação é determinar um sankalpa mais profundo e sutil ao invés de pensar em objetivos materiais ou supérfluos. Algo que venha lá da sua essência, que faça muito sentido pra sua vida.


Ideal é manter o mesmo sankalpa por um tempo, para que cada dia possamos afirmar e relembrar dessa intenção, daquilo que desejamos trabalhar e alcançar. E assim fica mais fácil de chegar até lá.


Escrever essa intenção e deixar em algum lugar que você possa ler ao longo do dia pode ser uma boa ideia também!





Uma dica que posso dar para vocês é de seguir as fases da lua e a cada nova lunação, ou seja a cada lua nova, determinar a intenção para aquele ciclo, eu tenho feito assim e estou gostando bastante! Lembrem que todos somos cíclicos, tudo muda o tempo todo e que nosso pensamento é muito poderoso, então tomem cuidado com aquilo que vocês mentalizam. E para fechar, é importante lembrar que essa prática de determinar um sankalpa serve para purificar os pensamentos e aprendermos a manter o foco sobre uma coisa só de cada vez. Funciona para disciplinar a mente, direcionar e organizar o nosso dia a dia. Porém, isso não significa que se imaginarmos que algo vai acontecer, obrigatoriamente vai, só porque estamos intencionando esse sankalpa. O sankalpa não é nenhum tipo de mágica, então é importante ter isso bem claro antes de começar a praticar!


Qual é o seu sankalpa pra hoje?


Namastê!



301 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page