top of page

Mudrás | Os gestos de poder

Mudrás são gestos realizados com as mãos, com os pés, boca, olhos, corpo e com a mente. É mais uma técnica do Hatha Yoga que ajuda a melhorar a concentração, foco e presença durante a prática.


Tem como objetivo unificar as dualidades, como por exemplo, unir a consciência individual com a cósmica, unir a energia solar (masculina) com a lunar (feminina), unir a matéria com o espírito, a razão com a emoção.


Muito usado para complementar um ásana, pranayama ou meditação. Os mudrás selam, fecham a energia dentro do corpo por meio do controle das energias vitais e nos ajudam a conduzir um estado de mente calmo e feliz, por isso são chamados as vezes de selos de poder.


Na ponta dos dedos temos muitas ramificações nervosas. Cada dedo representa um elemento e possui um órgão correspondido também. Então os mudrás são como antenas que captam uma frequência específica. Quando fazemos um mudrá é como se formássemos um circuito elétrico com as mãos que interfere na energia do campo físico, mental e emocional.


Os mudrás não são exclusivos da Índia. Muitas outras tradições espirituais como os budistas, os sufistas, islamitas e os cristãos usam os mudrás, como apoio para suas orações e práticas.


Todos nós fazemos vários mudrás todos os dias. Por exemplo, quando juntamos as mãos em prece para orar, reverenciar ou em sinal de agradecimento. Ou quando abanamos a mão para cumprimentar uma pessoa, num encontro ou numa despedida. São gestos universais, que as pessoas fazem, em todas as partes do mundo, desde a antiguidade. Muitos gestos corporais estão no inconsciente coletivo. Comecem a prestar mais atenção em como movimentamos e gesticulamos com as nossas mãos para nos expressar.



Sobre o significado da palavra Mudrá


A palavra sânscrita mudrá deriva de duas raízes (mud + ra) e tem vários significados como deleite, alegria ou prazer. Quando conectamos as correntes de energia solar e lunar nos canais e centros energéticos ou psíquicos, experimentamos a consciência do prazer.

Outro significado para mudrá é magia ou encanto. Porque dizem que como num passe de mágica, um determinado gesto corporal nos conduz a um respectivo estado de mente calma ou feliz. E por isso os mudrás são também chamados de gestos de poder.


Sobre os tipos de Mudrás


Existem vários mudrás dentro do yoga. Vou deixar abaixo os que são mais conhecido e os que usamos nas nossas aulas:








1) Anjali Mudra -> mãos em prece, gesto da saudação. Significa saudar, elevar, invocas, trazer e cultivar. Muito usado para cumprimentar qualquer pessoa na Índia. Usado também para iniciar e encerrar as práticas de yoga.


- No meio do peito : saudar todas as pessoas

- Sobre a testa : saudar os mestres / guias / professores

- Sobre a cabeça : saudar os deuses






2) Jñana Mudra -> gesto da sabedoria e do conhecimento. Fecha um circuito eletromagnético do corpo sutil impedindo que a energia se disperse durante a prática. Muito usado durante as meditações e alguns pranayamas. União de você com o que você acredita, união do sol e da lua, união das dualidades.







3) Kubera Mudra -> gesto da riqueza e prosperidade, ajuda a satisfazer desejos, nos traz uma confiança e força. Kubera é a deusa riqueza. Além disso, usamos muito esse mudrá para entrar melhor na postura, conseguir usar como alavanca ou ponto de apoio. Normalmente enlaçamos o dedão do pé com esse mudrá (toda vez que falo “segura o é em gancho, é esse mudrá que estamos usando.)








4) Kali Mudrá -> gesto que simboliza a adaga, que é uma das armas de poder de Kali, a deusa mais poderosa de todas, que destrói tudo de mal. Esse mudrá representa muita força e poder e é muito usado junto com os ásanas, por exemplo nas posturas do guerreiro ou sempre que queremos intensificar e trazer mais potência para a prática.








5) Vishnu Mudrá -> gesto de equilíbrio universal. Muito usado nos pranayamas (exercícios respiratórios), quase sempre feito com a mão direita. Vishnu é o deus mantenedor do universo, aquele que mantem a ordem e o universo funcionando em harmonia.







6) Varada Mudrá -> é um gesto normalmente feito com a mão direita, muito ligado a deusa Sarasvati (do conhecimento) e ao Buda. Existem várias imagens que aparecem ambos fazendo esse mudrá. Ele está muito ligado a doação, caridade, compaixão e também é um gesto onde estamos abertas a receber tudo o que o universo tem para nos ensinar. Muitas vezes ele é combinado junto com outros mudrás, por exemplo o Jñana com a mão esquerda, enquanto fazemos o Varada com a direita.







7) Ganesha Mudrá -> quando fazemos esse cadeado com as mãos e puxamos tipo para separar as mãos, estamos fazendo esforço físico para separar os músculos do peito, o que abre o coração, dando essa sensação de liberação, de amor, de desbloqueio. Como Ganesha é o deus removedor de obstáculos é justamente essa sensação que procuramos fazer quando usamos esse mudrá, de desfazer os nós / obstáculos e abrir nosso coração para novos caminhos.






8) Shiva Mudrá -> é um dos gestos mais usado durante as meditações, já que Shiva é a deidade que melhor representa a meditação, ele é o Maha (Grande) Yogi.

Algumas pessoas acreditam que as mulheres e homens deveriam montar esse mudrá de forma diferente, mulheres com a esquerda em cima e homens com a direita em cima, mas eu acredito que cada um escolhe a melhor forma e a energia que deseja ativar naquele momento. Nosso lado direito simboliza a energia masculina, solar, ativa, yang e nosso lado esquerdo simboliza a energia feminina, lunar, passiva, yin. Todes temos essas duas energias dentro de nós.

A forma de executar é bem simples, basta montar como se fosse uma tigela, um cálice com as mãos e repousar o dorso de uma mão sobre a outra, como uma forma de estarmos receptivos, abertos para receber os conhecimentos e benefícios da meditação. Ainda para complementar, tem a opção de unir os polegares, um tocando no outro.

Pode ser feito sentades em Sukhasana ou Padmasana (postura meditativa com pernas cruzadas ou em lótus) e as mãos repousam no colo, sem tensão nos ombros ou em qualquer momento que achar válido e quiser meditar.







9) Rudra Mudrá -> é um gesto para saudar uma das formas de Shiva, a forma terrível e destruidora chamada Rudra.

Esse gesto está ligado ao plexo solar, ao Manipura Chakra e nos ajuda a movimentar e expandir nossa força e brilho pessoal. Usado para energizar nosso corpo físico e capacitá-lo para alcançar nossos objetivos e seguir firme nas nossas intenções. Ele é muito indicado para pessoas cansadas, que estão sem energia, sem vontade de fazer nada. Como o plexo solar é o centro de energia do fogo, da ação, usar esse gesto respirando a partir do centro do nosso corpo pode ajudar bastante.

Para montar o mudrá basta juntar polegar, indicar e anelar e deixar o mindinho e dedo do meio estendidos, nas duas mãos a mesma coisa. Repouse as mãos sobre os joelhos numa postura meditativa, ou faça qualquer movimento que sentir vontade. Eu gosto bastante de usar os mudrás junto dos ásanas e trazer ainda mais potência para a prática.







10) Shiva Linga Mudrá -> este mudrá é uma representação da forma linga de Shiva e ele representa a união de Shiva / Shakti, a junção das dualidades, da energia feminina e masculina, do sol e da lua, da consciência e da potência, do corpo e da mente. Linga significa órgão reprodutor masculino e o Shiva linga simboliza a materialização da energia vital que existe dentro do corpo de todo ser vivo.

Para montar o mudrá, a mão esquerda faz tipo uma conchinha e fica na base representando Shakti, dando sustentação e a mão direita fica dobrada com o polegar para cima (tipo um jóia) representando Shiva. E então é só repousar as mãos em cima do colo, das pernas, onde quiser, respirar e meditar sobre essa união das dualidades.

Esse mudrá age como um reservatório de energia, nos momentos que estamos exaustas e estressadas, pode nos ajudara revigorar as energias e nos sentirmos energizadas e saudáveis.


Espero que tenham gostado e possam incluir mais essa ferramenta maravilhosa nas práticas de yoga em direção ao autoconhecimento!


Namastê!


11.802 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page