Namastê: Mais do que uma saudação!
top of page

Namastê: Mais do que uma saudação!

Provavelmente você já ouviu essa palavrinha alguma vez na vida, seja ao final de uma aula de yoga ou em algum meio relacionado a espiritualidade. É uma palavra bem gostosa de se falar, que se tornou muito popular e é cheia de significado!


A origem da palavra Namastê vem do sânscrito, de namah, que significa “entrega” ou “reverência”. Algumas pessoas falam Namaskar, ao invés de Namastê, quando querem ser um pouco mais formal. De uma forma bem genérica significa "eu me curvo diante de ti". É uma palavra que traz respeito, conexão e amor pelo próximo.


Podemos fazer uma relação com o "bom dia" do brasileiro. Esse gesto de desejar um bom dia para as pessoas que cruzamos no nosso dia a dia, além de ser algo respeitoso e gentil, também pode fazer com que o dia daquela pessoa mude depois de receber a vibração de uma palavra dita, de um som emanado com amor e boas intenções. Com Namastê é a mesma coisa, mesmo que as pessoas não saibam de fato o que significa, quando dizem "Namastê" já estão vibrando e emanando boas energias.



Dentro do yoga, principalmente na Índia, as pessoas se cumprimentam e se despedem dizendo Namastê e isso tem sido adotado por várias pessoas em tempos pandêmicos, visto que não envolve nenhum contato físico e é uma forma de dar um abraço através dessa palavrinha e do gesto das mãos unidas da frente do coração que a acompanha: añjalimudrā.


Añjalimudrā


Mudrās são gestos que fazemos com as mãos, uma técnica muito usada dentro do Hatha Yoga que abordarei mais a fundo em outro post. É dito e feito esse gesto no início e ao final das práticas de yoga ou para saudar qualquer pessoa junto com o Namastê!

O gesto pode ser feito para outra pessoa ou mesmo para si próprio, como uma forma de iniciar uma meditação ou algum momento de conexão com seu próprio Ser.


Añjalimudrā, esse gesto de unir as palmas das mãos significa saudar, elevar, invocar, trazer e cultivar. Ele pode ser feito de 3 diferentes formas abordando diferentes significados:


- No meio do peito : quando queremos saudar todas as pessoas. A cabeça pode ser levemente inclinada em direção a teste também.

- Sobre a testa : quando queremos saudar os mestres / guias / professores

- Sobre a cabeça : quando queremos saudar os deuses




Bom, agora que já sabemos o que é Namastê e como é tradicionalmente usado, gostaria de compartilhar qual é o significado maior e mais importante dessa palavra na minha visão. Então quando dizemos ou fazemos Namastê estamos reverenciando e reconhecendo que nós e os outros somos os mesmos, que todos nós somos naturezas, somos uma única consciência manifestada em corpos diferentes. É honrar esse lugar no outro, que é o mesmo em nós, onde o universo inteiro habita. É conseguir enxergar a verdadeira natureza e essência em cada um. É como se a nossa alma reconhecesse a alma da outra pessoa.

Namastê representa essa ideia de que todos somos um. As filosofias do yoga que eu sigo e estudo, que são filosofias não duais, do tantra e do vedanta, nos ensina que tudo que existe é uma consciência divina, que pode ser chamada de Shiva, Isvara, Deus, ou como você quiser. Essa consciência se manifesta através do universo, da natureza, das pessoas, em diferentes formas, mas tudo vem a partir da consciência que se junta com a Potência (shakti), a energia da criação e dai tudo que vivemos aqui se manifesta.

Quando esquecemos que somos consciência, que somos natureza, que somos o universo todo, quando nos sentimos separados dela, nos apegamos ao mundo externo e impermanente e então sofremos. Então o yoga e as práticas espirituais vem para nos ajudar a lembrar quem somos de verdade e reconhecer essa consciência divina dentro de nós.


Então, sabendo agora do real significado o Namastê, na próxima vez que formos usar esta saudação especial, que possamos fazer mais conscientes, lembrando que aquela pessoa que está na nossa frente não é, essencialmente, diferente de nós mesmos. Que possamos honrar e respeitar todas as pessoas e todos os seres do mundo!


Namastê!

184 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page